Saber como escolher o tamanho do quadro da bicicleta de forma precisa é fundamental para garantir o conforto e eficiência no pedal. Um quadro de tamanho inadequado pode levar a dores, fadiga e uma experiência de ciclismo menos prazerosa.
Aqui, o Bike Boss vai abordar o passo a passo de como escolher o tamanho correto de um quadro de bicicleta, considerando vários fatores essenciais. Acompanhe!
Índice:
Como Escolher o Tamanho do Quadro da Bicicleta: Informações-chave
Geralmente, quando falamos em tamanhos de quadros de bicicleta, esses são representados em polegadas ou centímetros. Esse aspecto varia, sobretudo, entre os modelos MTB (mountain bike) e Speed.
No que se refere aos quadros MTB, eles são dimensionados a partir da distância que vai do eixo do movimento central (onde é fixado o pedivela) até a extremidade do tubo vertical (local de inserção do canote e selim).
Comumente, essa dimensão é expressa em polegadas, oscilando entre 15” e 21”. Existem casos em que fabricantes diferentes possam oferecer variações, incluindo tamanhos pouco convencionais como 15,5” e 23”.
Em contraste, nos quadros de Speed, o tamanho é determinado pela distância do eixo central do movimento até o cruzamento médio entre os tubos verticais e o tubo horizontal, conhecido como “varão”, ou até a parte final do tubo vertical, a depender do fabricante.
Normalmente, nos modelos Speed, essa medida é feita em centímetros, e pode variar de 46 cm até 65 cm.
Uma outra particularidade é que alguns quadros vêm com tamanhos universais, representados pelas letras S (para pequeno, geralmente entre 15” e 16”), M (para médio, oscilando de 17 a 18”), L (para grande, 19”) e XL (para extragrande, 21”).
Essas representações são recentes e podem ser aplicadas tanto aos quadros de MTB quanto aos de Speed, variando de acordo com o fabricante.
Como Determinar o Tamanho do Quadro: Métodos e Indicadores
Existem diversas maneiras de identificar o tamanho adequado do quadro de uma bicicleta, e alguns indicadores podem ser úteis nesse processo.
Uma das formas possíveis de medição é considerar a distância entre os pés e a região central das pernas, conhecida como medida do cavalo.
No entanto, essa abordagem é menos frequente no mercado, devido à necessidade de conversões variáveis e à natureza aproximada do resultado. Essa medição é comumente utilizada durante o ajuste de uma bicicleta, ou “bike fit”.
Um método mais convencional e amplamente aceito é baseado na altura do ciclista, sendo o preferido por muitos profissionais e varejistas. É esse indicador que será detalhado nas seções subsequentes.
Escolhendo o Quadro de MTB Adequado com Base na Sua Altura
A seleção do quadro de MTB correto depende de várias considerações, sendo a altura do ciclista uma das mais importantes. Veja a orientação abaixo para determinar o tamanho adequado:
Altura do Ciclista | Tamanho do Quadro Recomendado |
---|---|
1,55m a 1,64m | 13” a 14” |
1,65m a 1,71m | 15” a 16” |
1,72m a 1,76m | 17” a 18” |
1,77m a 1,82m | 19” |
1,83m a 1,90m | 21“ |
Acima de 1,90m | 23” ou maiores |
Variedades de Quadros MTB
Embora a altura do ciclista seja um fator crucial na escolha do quadro da sua mountain bike (MTB), há outras considerações importantes, como o tipo específico de quadro. Existem principalmente dois tipos:
Hardtail
Estes quadros oferecem uma configuração mais rígida para a roda traseira, o que resulta em um modelo mais leve e acessível. Além de serem mais econômicos, são os quadros mais comumente utilizados pela maioria dos ciclistas.
Full Suspension
Esses quadros são equipados com um amortecedor integrado à sua estrutura, permitindo que a roda traseira absorva impactos.
A suspensão pode variar de tamanho conforme o modelo, tornando este tipo de quadro mais ou menos adequado dependendo do terreno onde você planeja pedalar.
Ambos os quadros hardtrails e full suspension estão disponíveis em versões femininas, projetadas especificamente para se adaptar à anatomia, necessidades e demandas das ciclistas.
Atualmente, os quadros full suspension são confeccionados com materiais mais leves, como fibra de carbono (também encontrada em muitos modelos hardtrails).
Eles também incorporam tecnologias inovadoras para aumentar a eficiência energética, incluindo designs de suspensão avançados, molas, amortecedores e outros componentes.
Portanto, ao escolher esse tipo de quadro, você pode esperar uma tração aprimorada nas subidas, estabilidade em altas velocidades nas descidas e conforto extra para pedaladas mais longas.
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Determinando o Tamanho Adequado do Quadro de Speed: Guia Baseado na Altura
A seleção do tamanho correto do quadro de Speed, assim como em outros tipos de bicicletas, depende em grande parte da altura do ciclista. Para facilitar sua escolha, consulte a orientação a seguir:
Altura do Ciclista | Tamanho do Quadro Recomendado |
---|---|
1,50m a 1,60m | 46 a 50 cm |
1,60m a 1,70m | 50 a 53 cm |
1,70m a 1,80m | 53 a 56 cm |
1,80m a 1,90m | 56 a 59 cm |
1,90m a 2,00m | 59 a 63 cm |
Acima de 2m | Superiores a 63 cm |
Geometrias de Quadros de Bicicletas: Entendendo as Diferenças
Quando se trata de geometrias de quadros de bicicletas, existem principalmente duas configurações a serem consideradas:
- Quadro Tradicional: Este é o design clássico, onde o Top Tube (o tubo que liga o selim ao guidão) é paralelo ao solo, mantendo-se horizontal. Esse modelo foi predominante nas décadas de 70, 80 e 90, sendo reconhecido por sua aparência tradicional e construção robusta.
- Quadro Sloping (Inclinado): Esta configuração foi inovada pela Giant e rapidamente adotada por muitos fabricantes. Nela, o Top Tube é inclinado, de modo que a extremidade mais próxima do selim é posicionada um pouco mais baixa que a extremidade próxima ao guidão.
Esse design inclinado oferece várias vantagens, como:
- Peso Reduzido: A estrutura inclinada permite o desenvolvimento de quadros mais leves.
- Centro de Gravidade Mais Baixo: Isso favorece o equilíbrio e a estabilidade da bicicleta.
- Melhor Desempenho: A geometria sloping é conhecida por proporcionar melhor comportamento em subidas, acelerações, saídas de curva, variações de velocidade e outras situações dinâmicas de condução.
É interessante observar que os quadros sloping não estão restritos apenas às bicicletas de estrada; eles também são encontrados nas mountain bikes (MTB).
A escolha entre essas duas geometrias dependerá das suas preferências, estilo de pilotagem e necessidades específicas.
Ambas as opções têm seus méritos, e a experimentação prática poderá ajudá-lo a identificar a opção que melhor atende ao seu perfil de ciclista.
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Categorias de Quadros de Bicicleta: Uma Visão Detalhada
A estrutura e o design de um quadro de bicicleta variam consideravelmente com base na categoria e no uso pretendido. A seguir, examinamos alguns dos principais tipos:
- Race (Corrida): Estas são bicicletas de alta performance, caracterizadas por quadros compridos e baixos, otimizados para uma condução veloz em percursos sinuosos. O design baixo na frente e a traseira mais curta conferem rigidez e agilidade, mantendo uma distribuição de peso equilibrada entre os eixos.
- Endurance (Resistência): Com quadros mais curtos e uma frente mais elevada, as bicicletas de endurance favorecem uma condução leve e suave. A posição de pedalada mais ereta do ciclista exige uma traseira um pouco mais longa, o que melhora a estabilidade e o conforto, particularmente em longas distâncias.
- Gravel (Cascalho): Projetadas para estradas não pavimentadas, as bicicletas de gravel possuem quadros com geometria adequada e reforçada. Esses ajustes permitem maior resistência e versatilidade, sendo ideais para percursos mistos de asfalto e terra.
- TT (Contra o Relógio): Exclusivas para competições contra o relógio, essas bicicletas têm a aerodinâmica como sua principal característica. O ciclista assume uma postura mais à frente e inclinada, o que requer uma geometria de quadro única e focada na eficiência aerodinâmica.
A compreensão dessas categorias é fundamental para selecionar o quadro que melhor se adapta às suas necessidades e estilo de pilotagem.
Seja buscando velocidade, resistência, versatilidade em diferentes terrenos ou especialização em competição, existe um quadro de bicicleta projetado para atender aos seus objetivos específicos.
Como Escolher o Tamanho do Quadro de uma Bicicleta para crianças
Para crianças, o tamanho de uma bicicleta é medido pelas rodas e não pelo quadro. Os tamanhos das rodas são listados em polegadas (uma polegada corresponde a 2,54 centímetros).
É importante escolher o tamanho de bicicleta certo para o seu filho, pois assim como você, é o que vai permitir que ele tenha uma boa posição e pedale com conforto.
Nós sempre pensamos em levar uma bicicleta maior do que a criança precisa, para que ela possa utilizá-la por mais tempo.
No entanto, isso pode não ser uma boa ideia, porque ele terá uma má postura que o impedirá de pilotar corretamente.
Para escolher o tamanho certo, você pode medir seu filho inteiro ou medir sua virilha. Se você for medir a entreperna, faça da mesma maneira que para você: pés planos e costas contra a parede.
Tabelas de referência
As 2 tabelas seguintes lhe permitirão saber o tamanho da bicicleta que você deve escolher para uma criança.
Medida por altura:
Tamanho (em cm) | Tamanho da roda (em polegadas) |
---|---|
85-100cm | 10p |
90-105cm | 12-14p |
100-115cm | 16p |
110-125cm | 18p |
120-130cm | 20p |
130-145cm | 24p |
140cm+ | 26p |
Medida pela entreperna:
Tamanho da entreperna (em cm) | Tamanho da roda (em polegadas) |
---|---|
menos de 40cm | 12p |
40-50cm | 14p |
50-58cm | 16p |
58-68cm | 20p |
68-72cm | 24p |
Se alguma vez a criança estiver entre 2 tamanhos de bicicleta, dentro de alguns centímetros, ele pode pegar o tamanho maior. O melhor é fazê-lo experimentar a bicicleta para que fique confortável!
Certifique-se de ajustar o selim corretamente para que seu filho tenha a melhor posição possível.
Agora você sabe tudo sobre como medir o tamanho do quadro da sua bicicleta. O melhor ainda é experimentar para ter a certeza, para verificar a sua posição e se a condução continua confortável!
Uma bicicleta corretamente ajustada para o seu tamanho será uma bicicleta onde você se sentirá confortável.
Por fim, não se esqueça de regular o guidão, o avanço e o selim para que a sua bicicleta se adapte perfeitamente a si.